sábado, 12 de março de 2016

Criando um MER simples com a ferramenta DIA



O Dia é um software gratuito para criação de diversos diagramas, como fluxogramas, diagramas UML etc., inclusive Modelos Entidade-Relacionamento (MER) de forma bem simples. Para baixá-lo, acesse:  http://sourceforge.net/projects/dia-installer/files/dia-win32-installer/0.97.2/dia-setup-0.97.2-2-unsigned.exe/download. Sua instalação é bem simples e rápida. A versão que vamos usar é a 0.97.2 e há versão em português (você poderá selecionar o idioma de sua preferência ao instalar).


Após instalado, abra o Dia. No painel da esquerda, clique na opção à direita do diagrama default (normalmente, é “fluxograma”):



Mude para a opção “Outras folhas” – “Banco de dados”:


Neste tutorial, vamos criar um MER para o relacionamento artigos-autor-categoria descrito no post anterior. Por ser muito simples e gratuito, não localizamos, nesta versão do Dia, uma opção para importar “scripts” SQL, então vamos criar as tabelas manualmente mesmo e em modo visual. Primeiro vamos criar a tabela de artigos. Para isso clique uma vez em “tabela” à esquerda:


Clique agora na área de trabalho, essa tabela já estará “pronta” para ser configurada:


Para isso, dê um duplo-clique dentro dela; será aberto um quadro; em “nome da tabela” vamos chamá-la de “artigos” (claro):


Clique em “Aplicar” e não feche esse quadro; vamos configurar as colunas selecionando a aba “atributos”:


Agora vá clicando em “novo” e configure as colunas; a tabela “artigos” ficará assim:


Clique em “OK” e agora crie as tabelas “autor” e “categoria”:




Para mover uma tabela sobre a área de trabalho é só arrastar e para editá-las duplo clique:


Agora clique em “Referência” para criarmos o relacionamento:


Dica: clique nas bordas das tabelas; vc verá que assim fica mais fácil posicionar a “seta” que indica o relacionamento:


Salve seu diagrama e para utilizá-lo acione Arquivo – Exportar; há várias opções disponíveis; aqui vamos usar o formato jpg:


A imagem salva: